Com uma média de 1.500 pessoas sensibilizadas com informações sobre segurança no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) marcou presença na 39ª Exposição Agropecuária de Ariquemes (Expoari), que aconteceu de 27 de julho a 4 de agosto, com um estande interativo, focado em sensibilizar e conscientizar os visitantes, entre crianças e adultos, sobre a importância da segurança no trânsito.
Ao público infantil foi proporcionado atividades lúdicas diversificadas com jogos, pintura e teatro de fantoches, com o objetivo de ensinar de forma leve e envolvente os princípios de um trânsito seguro. Aos adultos, os educadores da Escola Pública de Trânsito (EPTran) fizeram orientações sobre comportamentos seguros frente à direção veicular, realizando testes de alcoolemia com os agentes da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat), e experimentando o óculos simulador de embriaguez, uma ferramenta que demonstra os perigos de dirigir sob a influência de álcool. Os mascotes “Vidinha” e “Ligadinho”, também se apresentaram no estande.
As campanhas “Álcool X Direção”, que tem como propósito, a redução dos altos índices de sinistros provocados pela combinação álcool e direção; e, “Respeito Meu Espaço”, instruindo pedestres, ciclistas e condutores a respeitarem os espaços uns dos outros, foram amplamente divulgadas.
“Reforçando mensagens importantes à redução de sinistros e a promoção de um trânsito mais seguro e responsável”, destacou o diretor da EPTran, Welton Ribeiro.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou sobre a segurança no trânsito como uma responsabilidade compartilhada entre Poder Público e população. “A segurança no trânsito deve ter a participação de toda a população. É de extrema importância que a sociedade abrace a causa, apoiando as ações executadas pelo Detran-RO para um trânsito mais seguro”.
O diretor da Autarquia, Sandro Rocha evidenciou que, o trabalho executado pela EPTran na 39ª Expoari demonstrou, mais uma vez, o compromisso do órgão em promover a conscientização e educação no trânsito, buscando sempre envolver a comunidade em suas ações e campanhas. “Essa participação ativa e a adoção de boas práticas no trânsito são fundamentais para a construção de um ambiente mais seguro para todos”, finalizou.
Publicidade
Publicidade
Publicidade