“Nossa primeira entrega de obra dentro do território, fruto do nosso trabalho de restauração, após um ano e quatro meses de gestão”. A afirmação é do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI PVH/RO), Isac Wajuru, que celebra a conclusão de uma obra na Aldeia Pedro “Pay Gap”, localizada no Polo Base do município de Ji-Paraná.
O empreendimento, realizado pelo Serviço de Edificações e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), beneficiou os indígenas da localidade com a reforma e ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) e Módulos Sanitários Domiciliares (MSD).
Para o DSEI, a construção é crucial, pois melhora significativamente a qualidade do saneamento básico da comunidade. Além disso, a obra “possibilita o armazenamento e distribuição de água potável e esgoto adequado com as normas sanitárias”, explica Wajuru.
Wajuru vê a obra como um marco importante para os indígenas e para a atual fase do DSEI-PVH. “Essa é a primeira obra de grande porte realizada em território nos últimos seis anos e reafirma o compromisso do governo federal, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde Indígena em fornecer todo o suporte necessário no processo de reconstrução da política nacional de atenção à saúde dos povos indígenas nos DSEIs”, conclui.
Assista ao vídeo no Instagram.
e
Publicidade
Publicidade
Publicidade