Rondônia é um dos estados brasileiros com menor número de casos prováveis de Dengue. É o que aponta o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde consultado hoje (07) pelo News Rondônia.
Segundo o dispositivo, Rondônia contabiliza 5.046 notificações e o Brasil 6,4 milhões prováveis de Dengue, com um coeficiente de incidência de 3.176,1 casos para cada 100 mil habitantes. A letalidade em casos prováveis, no ranking nacional, é de 0,08.
Ainda com os menores casos prováveis, aparece Roraima, com 546, o estado de Sergipe com 2.480, e o vizinho Acre com 4.649. São Paulo concentra a maior parte dos casos prováveis de dengue (2.066.346). Em seguida estão Minas Gerais (1.696.909), Paraná (644.507) e Santa Catarina (363.850).
Vale lembrar que o número de casos prováveis de dengue pode variar bastante dependendo da região e do período do ano. No Brasil, por exemplo, o monitoramento e divulgação dos casos de dengue são feitos pelo Ministério da Saúde, que publica boletins epidemiológicos regularmente.
A DENGUE
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dores de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, erupção cutânea e, em casos graves, sangramentos e choque, que podem ser fatais.
Para prevenir a dengue, é importante tomar as seguintes medidas:
Eliminar focos de água parada: Tampar caixas d’água, limpar calhas, e evitar acumular água em vasos de plantas, pneus e garrafas.
Manter o ambiente limpo: Descartar corretamente o lixo e manter quintais e terrenos limpos.
Usar repelentes: Aplicar repelentes nas áreas expostas do corpo.
Instalar telas em janelas e portas: Para evitar a entrada de mosquitos.
Colaborar com a vigilância sanitária: Permitir a entrada de agentes de saúde em sua residência para inspeção e controle.
Estas ações ajudam a controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue.
Publicidade
Publicidade
Publicidade