Saiu o ranking das melhores cidades do mundo para se viver, trabalhar e visitar e São Paulo e Rio de Janeiro foram as únicas representantes nacionais entre os 100 escolhidos.
O relatório é da Resonance Consultancy e utiliza 24 métricas, como nível educacional, acesso à saúde, cultura e lazer e segurança, para identificar só as melhores das melhores. No ranking de 2024, a Resonance avaliou mais de 270 cidades, com populações acima de um milhão de habitantes.
São Paulo (SP) ganhou destaque pela variedade de museus, centro histórico e a diversidade. A melhor métrica de SP foi no quesito amabilidade. Já Rio, foi descrita como “a Cidade maravilhosa onde a festa nunca para, para moradores e viajantes”. Em 1° lugar ficou Londres, que manteve a coroa e repetiu o ano passado.
São Paulo e Rio de Janeiro
Entre as 100 nós temos duas!
“Conhecida por seus museus a céu aberto e comunidades abertas, Sampa está em uma montanha-russa em direção à urbanização”, disse o ranking.
Como destaque, a Resonance pontuou o Museu de Arte de São Paulo e o Centro Cultural FIESP piramidal do arquiteto Rino Levi, como ícones atraentes da cidade.
A robusta economia do local também não foi deixada de lado. Segundo o ranking, com o crescimento do PIB real e a descida da inflação, dias melhores para Sampa estão por vir.
Já o Rio de Janeiro (RJ), foi exaltado pelo samba, vida noturna e festividades extravagantes. “O Rio ostenta um toque exótico inconfundível: um estilo de vida de lazer na praia, vida noturna vibrante, ritmos de samba atraentes e um modo de vida mais tranquilo”.
Além das atividades ao ar livre, a Resonance também apontou para um futuro próspero do local. “RIo está no caminho para se estabelecer como uma economia circular, integrando políticas econômicas, sociais e urbano-ambientes para a gestão de resíduos”.
Top 10
O TOP 10 não veio com muitas surpresas e ficaram no topo diversas cidades conhecidas no mundo todo.
Além de Londres, Paris, Cingapura, Tóquio e Nova Iorque também figuram entre as primeiras.
Veja o TOP 10!
- Londres (Inglaterra)
- Paris (França)
- Nova Iorque (EUA)
- Tóquio (Japão)
- Cingapura (Cingapura)
- Dubai (Emirados Árabes)
- São Francisco (EUA)
- Barcelona (Espanha)
- Amsterdã (Holanda)
- Seul (Coréia do Sul)
Londres repete feito
Londres repetiu a posição do ano passado, ficando em primeiro lugar. A capital inglesa está cada vez mais global e os índices de habitação e amabilidade foram maiores do que todas as outras 99.
Os icônicos restaurantes, entre eles o Kinoya, também ajudaram a elevar a pontuação da cidade.
O ranking também exaltou a resiliência de Londres, que mesmo após as dificuldades impostas pelo COVID-19 e pelo impacto econômico do Brexit, continua a ser um escolhido para aqueles que querem gastar.
Publicidade
Publicidade
Publicidade