O governo de Rondônia mais uma vez demonstra o compromisso com a inovação e excelência na gestão pública ao participar do Seminário Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação para Gestão pública (SECOP 2024). O evento, que acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 9 de agosto, é organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) e reúne todas as empresas estaduais de tecnologia da informação do país.
Em sua 51ª edição, o tema central do Secop 2024 é “Segurança Cibernética”. O evento se destaca como o mais importante do ano para os profissionais do setor público que buscam inovação digital, e a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) está representando o estado no evento, com objetivo de expandir a visão sobre as inovações tecnológicas e explorar novas possibilidades de sua aplicação na administração pública.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha enfatizou que, a presença do estado no seminário ratifica os investimentos da gestão estadual na utilização da tecnologia como ferramenta para aprimorar a eficiência, transparência e acessibilidade dos serviços públicos. “A interação com outros estados e entidades durante o evento também promove a troca de conhecimentos e fortalece parcerias que podem contribuir para o desenvolvimento tecnológico de Rondônia.”
O superintendente da Setic, Delner Freire, destacou a relevância da participação no Secop 2024 como uma oportunidade única para ampliar o conhecimento sobre as inovações em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e as diversas aplicações na gestão pública. “Estar presente neste evento é essencial, especialmente considerando o momento que a Setic está vivenciando. Recentemente, o governo de Rondônia conquistou o 2º lugar em nível nacional quanto à maturidade em LGPD e Segurança da Informação.”
SEGURANÇA DIGITAL
Em alinhamento com o tema do Secop 2024, o governo de Rondônia reforçou o compromisso com a segurança digital, ao assinar o Termo de Adesão à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC). A assinatura, realizada pela Setic em conjunto com a Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SSIC-GSI/PR), ocorreu em junho, em Brasília.
A inclusão da Superintendência na ReGIC representa um avanço significativo para estrutura de segurança da informação de Rondônia. A Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos permite o acesso a informações atualizadas sobre as mais recentes ameaças e vulnerabilidades essenciais para fortalecer a defesa cibernética e adotação de medidas preventivas mais eficazes.
Publicidade
Publicidade
Publicidade