Notícias em 1ª Mão do que acontece no Brasil e no Mundo!
Notícias em 1ª Mão do que acontece no Brasil e no Mundo!
Novo Projeto 29

Vacinação contra dengue e registro de dados são ações no Dia V em Nova Mamoré

A operação “Vacinação Sem Fronteira” está em andamento em Nova Mamoré, município que fica a 241 quilômetros de Porto Velho, e faz fronteira com o Departamento de Beni, na Bolívia. A campanha, promovida pelo governo de Rondônia, segue até o dia 14 de agosto, com vacinação realizada em locais estratégicos dentro da cidade, em linhas, ramais e distritos, facilitando o acesso dos moradores à vacinação.

Um dos principais momentos da campanha, em Nova Mamoré foi o “DIA V”, dedicado à vacinação e pesagem do Bolsa Família, realizado na Unidade Básica de Saúde Eleniza Felix (UBS). A prefeitura local adotou uma estratégia inovadora, vinculando a pesagem do Bolsa Família à vacinação, incentivando a população a buscar pela imunização e, assim, poder ampliar a cobertura vacinal.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO
Vacinação contra dengue e registro de dados são ações no Dia V em Nova Mamoré - News RondôniaVacinação contra dengue e registro de dados são ações no Dia V em Nova Mamoré - News Rondônia
Arlete Baldez ressaltou a importância dos dados no sistema

A equipe da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO) intensificou seus esforços em Nova Mamoré, especialmente no lançamento de dados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). “A atualização eficaz dos dados no sistema é essencial para elevar os índices de cobertura vacinal no município”, afirmou a gerente Técnica de Vigilância Epidemiológica, Arlete Baldez.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a vacinação, intensificada durante esse período, reforça o trabalho realizado regularmente pelo município, contribuindo para a proteção da população e à manutenção das doenças sob controle.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima enfatizou que, a missão na fronteira é um esforço conjunto entre o governo do estado e os municípios para vencer os mitos e resistências à vacinação. “Uma equipe municipal já havia planejado um cronograma detalhado, abrangendo, tanto a área urbana quanto a rural, além de comunidades, feiras, escolas e creches, nós reforçamos este trabalho.”

VACINA DA DENGUE
Vacinação contra dengue e registro de dados são ações no Dia V em Nova Mamoré - News RondôniaVacinação contra dengue e registro de dados são ações no Dia V em Nova Mamoré - News Rondônia
Agevisa remanejou doses da vacina da dengue para atender a demanda em Nova Mamoré

A gerente epidemiológica da Agevisa, destacou a relevância da vacinação em geral, com ênfase nos resultados positivos da vacina contra a dengue, que alcançou centenas de pessoas na cidade. Devido à alta demanda, foi necessário remanejar doses adicionais para atender a população.

“Caso haja necessidade de administrar outras vacinas, estas são agendadas para 30 dias após a aplicação da vacina da dengue. Essa é uma vacina atenuada, quadrivalente, que protege contra os quatro sorotipos da dengue”, explicou Arlete Baldez.

No Brasil, a vacinação contra a dengue é destinada, inicialmente, a adolescentes de 10 a 14 anos, independente de infecção prévia por dengue, pois essa faixa etária apresentou o maior número de hospitalizações por dengue nos últimos cinco anos. De acordo com a nota técnica da Agevisa, o esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses.

“Para adolescentes que já tiveram dengue, é necessário esperar seis meses após a recuperação para aplicar a vacina. As reações adversas mais comuns, geralmente leves a moderadas, incluem dor no local da injeção, cefaleia e mialgia, e tendem a resolver-se em até três dias”, alertou a gerente.

Além da vacina contra a dengue, foram administradas outras vacinas essenciais, como BCG, Hepatite B, Penta conjugada, Poliomielite, Pneumocócica, Rotavírus, Meningo C, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral e Varicela.

OPORTUNIDADE

Casos individuais também ressaltaram a importância da campanha. Em uma escola, uma pessoa conseguiu sua primeira carteira de vacinação graças à iniciativa. Em outro caso, um jovem precisou de uma carteira de vacinação atualizada para participar de um processo seletivo de emprego e foi atendido pelas equipes da operação, conseguindo assim, o emprego.

A coordenação municipal de imunização de Nova Mamoré concluiu evidenciando que, a iniciativa é uma oportunidade não apenas para melhorar a saúde pública, mas também para colaborar com o cotidiano da população, demonstrando o impacto da vacinação na vida das pessoas.

Publicidade

Publicidade

ELEIÇÕESELEIÇÕES

Publicidade

ELEIÇÕESELEIÇÕES

Compartilhe esse Artigo
Compartilhar Link
Artigo Anterior

DNIT garante navegabilidade do rio Madeira durante período de estiagem

Próximo Artigo

Dez oficinas de capacitação são oferecidas para mulheres empreendedoras pelo projeto “Ela Pode”


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indicados para você
Inscreva-se em nossa newsletter
Fique atualizado das principais notícias da semana.